Lutando contra o ego.
Neste post compartilho experiências e reflexões sobre o ego, de uma perspectiva cristã.
Suzana Oliveira
8/1/2025


Quando entramos no caminho de conhecer a nós mesmos logo nos deparamos com o ego, se descontrolado ele é grande e inflado, e ocupa muito espaço, quanto mais agimos sob sua influencia maior ele fica, é uma pedra de tropeço no caminho.
O ego é mais que pensar exclusivamente em si mesmo, o ego é também um padrão pelo qual julgamos tudo e todos, onde nos colocamos como régua para medir os outros,
quando pensamos ser melhores que os outros estamos sob o efeito dele.
Não vamos confundir ego com autoestima, o ego desequilibrado fecha nossos olhos para a realidade do “ser humano”, não nos deixa ter um pensamento critico construtivo sobre nós mesmos, a autoestima é o conhecimento e confiança que temos do nosso potencial (do nosso potencial em Cristo).
O apostolo Paulo disse em Romanos 12:3 “Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu”.
Como não ter um conceito elevado de nós mesmos?
Quando encontramos nossa identidade de filhos de Deus, e recebemos Sua paternidade, encontramos o lugar correto para nos enxergar, que é através Dele, nesse lugar todas as qualidades que vejo em mim e que poderiam inflar meu ego, agora se tornam uma exaltação ao Pai, tudo de bom que há em mim vem Dele.
O ego quer se encher dos elogios, para pensarmos “eu sou a melhor”, Do lugar correto eu respondo : sim, sou muito boa no que faço pois sou filha de Deus! Ele me fez assim!
E aquilo que seria estocado no ego, é direcionado para glorificar á Deus, sem falsa modéstia.
O ego é inimigo da humildade.
Salmos 138:6 diz “Embora o Senhor seja excelso, vê os humildes; mas aos orgulhosos conhece-os de longe”
Jesus disse em Mateus 11:29,30 “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”
Quando aprendemos e reproduzimos a humildade de Jesus, encontramos descanso, não carregamos mais o julgo pesado de se manter em alta posição aos olhos dos outros, tomemos o julgo de Jesus que é leve, pois nele não há ego inflado.
Trocando o ego inflado pelo fardo leve de Jesus, nos aproximamos Dele para aprender a praticar sua humildade.
Mais humildade e menos ego.
Se fez sentido para você deixe um comentário!
"Cristã, esposa, mãe, apaixonada pela Palavra da Verdade, compartilha conteúdos relevantes para inspirar e informar. Acredita no poder, valor e relevância das experiencias para fortalecer e transformar vidas."

