A sabedoria no silêncio.

Neste post compartilho minhas descobertas sobre a ferramenta eficaz que é o silencio.

8/1/2025

Deus não é injusto para nos enviar á guerra sem armas, ele nos equipa com ferramentas eficazes, que facilitam o percurso em direção á vitória.

Nestes dias o Pai tem me ensinado a usar uma ferramenta chamada silêncio através do livro de sabedoria de Provérbios, pode não ser nenhuma grande e nova revelação, mas quão precioso é um ensino colocado em prática, a palavra do Senhor é viva! a palavra foi feita para ultrapassar as linhas e páginas e te alcançar de maneira que ela viva em você! Viva nas suas ações, nas suas palavras, nos seus pensamentos, em tudo aquilo que você alcança.

Nunca me considerei uma mulher que fala muito, pelo contrário, sempre me achei comedida nas palavras, meu marido que é o falante da casa.

Aprendi recentemente que silêncio "calar" é mais profundo do que parece, não é sobre o montante de palavras ditas ao longo do dia, ou sobre a decisão de privar o outro da sua atenção, o famoso "dar um gelo" como modo de punição, quem nunca usou essa ferramenta ?

A minha ferramenta do gelo esta aposentada, ao longo de anos percebi que ela não traz nenhum resultado sob o qual seja possível construir algo, ela não edifica nada, pelo contrário , aos poucos ela destrói nossos fundamentos de comunhão, não nos permite exercitar o perdão, nessas ocasiões queremos receber e nunca oferecer o perdão. Permanecer nessa posição onde somente esperamos receber o perdão, e o retemos, mostra como somos egoístas e imaturos. (egoísmo é assunto para outro post).

Uma pessoa que apesar de estar chateada com a outra, consegue manter uma comunicação saudável e agradável demonstra como é madura e se deixa guiar pelo Espirito Santo.

Quando calamos a nossa voz, apesar de termos todos os argumentos plausíveis, e de fato estarmos com a razão, estamos manifestando os mesmos atos de Jesus, que mesmo inocente foi levado ao matadouro como ovelha muda, não defendeu a si mesmo apesar de ter o poder para isso, quando decidimos calar, estamos dando lugar para que o justo juiz nos defenda.

Provérbios 14:1 diz : "A mulher sábia edifica o seu lar, mas a insensata o derruba com as próprias mãos" se me permitem expressar de outra maneira, "mas a insensata o derruba com a sua língua".

Aprendi isso na prática diante de uma situação que sempre fugiu ao meu controle, e como a ferramenta do gelo já esta aposentada o Senhor me mostrou outro ponto de vista sobre o silêncio.

O silêncio caminha de mãos dadas com a sabedoria.

Provérbios 31:26 Diz sobre a mulher sábia: "Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua."

Aprender a controlar a língua é uma das maneiras de colocar em prática a sabedoria de Provérbios 14:1.

Para alcançar a sabedoria precisamos orar como o Salmista "Ó Senhor, controla a minha boca e não me deixes falar o que não devo! Salmos 141:3".Bíblia

Nem tudo precisa ser dito, se não tem nada de bom para falar não diga nada.

Quando silenciamos temos a oportunidade de ouvir nossos próprios pensamentos, antes que se tornem palavras, o silêncio é como um filtro entre nossa mente e a língua.

Não pretendia direcionar esse texto somente ás mulheres, pois a sabedoria beneficia á todos, porem não posso deixar de citar que Provérbios 31 é uma profecia ensinada ao rei Lemuel por sua mãe, não sendo um texto descritivo, mas um texto de celebração á sabedoria, ou seja, uma mulher instruindo sobre como as mulheres podem praticar a sabedoria.

Você pode estar se perguntando Como ? Se diversas vezes tentamos praticar a sabedoria por nossa própria força, mas não dura uma semana e estamos novamente praticando os mesmos hábitos. A resposta é : A sabedoria é uma pessoa, que se chama Jesus, somente Ele pode nos levar á desfrutar do silêncio de forma leve, e á termos um espirito manso e humilde como o Dele.

Se fez sentido para você deixe um comentário!

"Cristã, esposa, mãe, apaixonada pela Palavra da Verdade, compartilha conteúdos relevantes para inspirar e informar. Acredita no poder, valor e relevância das experiencias para fortalecer e transformar vidas."